O Instituto Alziras

Somos uma organização sem fins lucrativos com a missão de ampliar e fortalecer a presença de mulheres, em toda sua diversidade, na política e na gestão pública, como parte essencial do necessário processo de aperfeiçoamento da democracia representativa no país.

Provocadas pela história de Alzira Soriano, primeira mulher a vencer uma eleição no Brasil e a primeira prefeita latino-americana, entendemos que as mulheres conquistaram o direito de voto no século passado, mas ainda seguem lutando pelo direito de serem eleitas e de exercerem plenamente seus mandatos, livres de violência e em condições de igualdade com os homens.

E isso importa não somente porque as políticas públicas implementadas são influenciadas pela identidade de quem governa, mas também porque a falta de líderes femininas, e a imagem projetada por esse déficit, tem um impacto direto sobre as aspirações das meninas e suas escolhas de vida.

Em 2018, o Instituto Alziras lançou a pesquisa inédita “Perfil das Prefeitas do Brasil: 2017-2020”, cuja finalidade foi valorizar e dar visibilidade ao trabalho realizado por tantas mulheres que superaram múltiplas barreiras para ocupar e permanecer nos principais espaços de poder e tomada de decisão nos governos locais. A literatura internacional tem chamado a atenção para o fato de que é na política local que as mulheres possuem melhores condições de participar. Mas também é nela que é possível observar processos que podem ter efeitos negativos para a construção de suas carreiras políticas. O relatório final da pesquisa reuniu dados até então escassos na literatura nacional sobre o tema.

Conheça a pesquisa

Em 2019, decidimos intensificar o diálogo com candidatas, mulheres eleitas, militantes e dirigentes partidárias, por entendermos os partidos políticos como atores fundamentais para as democracias. Consolidamos ainda parcerias estratégicas com movimentos e organizações sociais comprometidas com o desenvolvimento de políticas públicas inovadoras, pautadas em um modelo de desenvolvimento mais justo e solidário, centrado nas pessoas e na natureza, de forma a contribuir para um fazer político responsável, democrático e qualificado sob a liderança das mulheres.

Mulheres nas eleições

Ao longo de 2020, nossas estratégias de ação incluíram:

Advocacy baseado em evidências

por meio da produção de conhecimento, disseminação de cases, participação em campanhas públicas e coalizões;

Incidência política para redução

dos obstáculos formais e informais presentes no sistema político-eleitoral, nas práticas partidárias, bem como em dispositivos sociais e culturais que impedem as mulheres de exercerem seus direitos políticos em condições de igualdade com os homens, de forma plena e segura;

Fortalecimento de candidaturas

e mandatos de mulheres comprometidas com a democracia, os direitos humanos, o desenvolvimento sustentável e com uma gestão pública alinhada aos princípios de transparência, governo aberto, participação popular e controle social;

Promoção de redes multipartidárias

de apoio, articulação e cooperação de mulheres na política e na gestão pública, a partir da identificação de padrões comuns que afetam o livre exercício dos direitos políticos das mulheres;

Produção e disseminação

de narrativas que valorizem a participação das mulheres em espaços de poder como estratégia para desconstruir estereótipos de gênero na sociedade, bem como inspirar meninas e mulheres das gerações atuais e futuras a participarem da política;

Saiba mais sobre nossas atividades

A pandemia de COVID-19 tem indicado a centralidade do papel das mulheres para a vida em sociedade e a necessidade de avançarmos rumo a uma democracia paritária, onde elas possam participar mais ativamente da construção de soluções para os problemas públicos. Para isso, é fundamental que valores como a igualdade de gênero, de raça e de classe social estejam mais presentes em nosso cotidiano e em nossas instituições.