Mulheres na Vanguarda da Transição Energética

Confira o painel do Instituto Alziras na Conferência Brasileira de Mudanças Climáticas. A Conferência Brasileira de Mudança do Clima tem […]

Confira o painel do Instituto Alziras na Conferência Brasileira de Mudanças Climáticas.

A Conferência Brasileira de Mudança do Clima tem como objetivo a promoção de diálogos para a formulação e monitoramento de compromissos que influenciam o clima e propõe saídas para a implementação da NDC brasileira, maiores ambições na pauta climática e de adaptação às mudanças ambientais.

A mesa procura enfocar a perspectiva de gênero no âmbito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 que trata da universalização do acesso à energia e a um preço justo até 2030, a partir do investimento em fontes alternativas, como a energia solar, eólica e térmica. No caso brasileiro, além de democratizar o acesso à energia para toda sua população, o país ainda precisa avançar no sentido de tornar esse acesso barato, confiável, sustentável e renovável. Não se trata apenas, portanto, de disponibilizar energia, mas de criar condições para que as famílias possam pagar por esse serviço. Diante do aumento dos preços dos combustíveis e da escalada das tarifas de energia elétrica e do gás de cozinha, essa mesa se propõe a debater o crescimento do fenômeno conhecido como pobreza energética e seus impactos para a vida das mulheres. Pretende ainda reconhecer e disseminar experiências de fomento à produção de energias alternativas protagonizadas por lideranças femininas em governos subnacionais, de forma a valorizar o papel das mulheres na implementação de medidas que contribuem não apenas para enfrentar as consequências sociais, econômicas, ecológicas e políticas imediatas como na crise do Covid-19, mas também consideram reformas estruturais e mudanças transformadoras em direção à sustentabilidade e à transição energética durante todo o processo de recuperação econômica e social que temos pela frente.

Palestrantes:
Pollyana Dutra – Deputada Estadual na Paraíba
Raquel Lyra – prefeita de Caruaru – PE
Marina Dias Marinho – prefeita de Jandaíra – RN
Natalie Unterstell – presidente do Instituto Talanoa
Michelle Ferreti – cofundadora do Instituto Alziras