Gestoras públicas visitam os municípios Freiburg e Griesheim, considerados referências internacionais em sustentabilidade e políticas de planejamento urbano para a infância. O foco da missão foi o intercâmbio de experiências para impulsionar cidades mais verdes, brincantes e amigáveis à criança no Brasil.
Resultado de uma parceria com o Instituto Alana no âmbito do Programa Criança e Natureza, fizemos parte de uma missão técnica interdisciplinar para a Alemanha entre os dias 30 de junho e 6 de julho de 2019, com foco em cidades verdes, brincantes e amigáveis para as crianças. A programação ofereceu a gestores e gestoras públicas a oportunidade de conhecer duas cidades que são referências em sustentabilidade e em políticas favoráveis à infância: Freiburg e Griesheim.
Durante uma semana, a delegação teve contato com lugares e instituições que atuam em iniciativas para favorecer a relação das crianças com a natureza no espaço urbano. A seleção dos lugares visitados teve como orientação constituir um cenário que possibilitasse perceber como o planejamento das cidades pode ajudar a restaurar e expor a natureza urbana, de forma que todas as crianças tenham lugares atraentes, acessíveis, públicos e ao ar livre para brincarem e viverem no seu dia a dia.
Além de reuniões técnicas para o intercâmbio de experiências, a missão adotou a metodologia de educação experiencial, por meio da vivência de situações que demonstrem as medidas implantadas pelas cidades para favorecer a qualidade de vida das crianças. A ideia foi que os integrantes da delegação pudessem experienciar a cidade com os “olhos de uma criança”. Com isso, buscamos contribuir para a formulação de políticas públicas que garantam a presença da criança no espaço público e seu acesso à natureza urbana, impulsionando o surgimento de cidades mais verdes, brincantes e amigáveis à criança no Brasil.