Contexto
Diante do cenário da pandemia, as atividades cotidianas foram aceleradas para uma realidade cada vez mais virtual e tecnológica. As empresas e organizações encararam o desafio de digitalizar as principais operações para manter a prestação de serviços durante a crise da saúde, e no setor público não foi diferente. Todas as esferas de governo, do federal ao municipal, precisaram encontrar formas de facilitar o atendimento à população, economizando tempo e recursos para realizar as atividades repetitivas e cotidianas. Um exemplo foi o que aconteceu em Jandaíra, município no Rio Grande do Norte, com quase 7 mil habitantes.
Metodologia
A gestão de Jandaíra se prontificou a criar canais de comunicação direta entre a população e a administração pública, garantindo acesso à informação, transparência e horizontalidade. Durante o enfrentamento ao covid-19, por exemplo, foi disponibilizado um número de whatsapp para que a população tivesse contato direto com as secretarias de saúde e com equipes de vigilância epidemiológica. O município também conta com um portal de transparência que se mantém atualizado e realiza audiências públicas para elaboração de projetos.
Além disso, Jandaíra tem se destacado na inclusão da tecnologia no serviço público. Em 2021, a prefeitura lançou o Jandaíra Digital, uma plataforma que visa otimizar o atendimento e a oferta de serviços realizados pela prefeitura. A partir do portal da Prefeitura, a população pode encontrar a página do Jandaíra digital e solicitar serviços como: edital de licitação, corte de terra, retirada de entulhos, manutenção de poços, troca de lâmpada de postes, entre outras. Uma vez iniciado o pedido de realização do serviço, o cidadão pode acompanhar a demanda e o status do serviço através do site e, assim que o serviço for concluído, o cidadão receberá um SMS no seu celular informando o término da ação.
Resultados
Além de ser um processo mais ágil e transparente, a criação de espaços digitais colabora com a sustentabilidade e com a diminuição dos gastos do Município. Com a plataforma, a Prefeitura diminui os gastos públicos na compra de recursos para manter o atendimento presencial e minimiza a geração de resíduos e o descarte de papéis. Essa prática dialoga diretamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, que se refere ao consumo e produção responsáveis, tendo como uma das metas reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso até 2030.
Segundo o relatório do McKinsey Global Institute (MGI), “Cidades inteligentes: soluções digitais para um futuro mais habitável”, usar tecnologias nas cidades pode gerar um retorno positivo, seja em economia direta ou em oportunidades de geração de receita. Indo além, investimentos em tecnologia e inovação podem melhorar em até 30% os indicadores de qualidade de vida e ajudar as cidades a fazer um progresso moderado ou significativo em direção a 70% dos ODS. Isso acontece porque os aplicativos e plataformas disponíveis nas cidades colocam informações transparentes e em tempo real nas mãos dos usuários e os ajuda a fazer escolhas melhores. Essas ferramentas podem salvar vidas, prevenir o crime e reduzir a carga de doenças.
Por isso, as prefeituras podem usar as tecnologias para superar os desafios da arrecadação tributária e garantir o desenvolvimento sustentável, olhando para a inovação e para a tecnologia como grandes aliadas no crescimento e na melhoria do município. Nesse sentido, a tecnologia é uma ferramenta de escuta direta, sendo uma aliada dos municípios para avançar e trazer mais qualidade de vida à população.
Elaborado por Rayanna Burgos. Publicado em 2022