Missão técnica: o papel das prefeituras para proteção climática

Prefeitas brasileiras são recebidas pela Ministra de Meio Ambiente da Alemanha, Sra. Svenja Schulze, para tratar de iniciativas de proteção climática e do protagonismo de lideranças femininas em torno de uma rede global sobre esse tema

Resultado de uma parceria entre a Embaixada da Alemanha, o Instituto Alziras e o Instituto Clima e Sociedade, uma delegação com 7 prefeitas brasileiras esteve em missão na Alemanha entre os dias 18 e 24 de novembro de 2018 para o intercâmbio de experiências na implementação das políticas climáticas e ambientais, com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa, energias renováveis, gestão de resíduos sólidos, abastecimento de água, tratamento de esgoto e adaptação às mudanças climáticas.

A programação foi planejada com enfoque em ações locais, tendo como principais objetivos:

  1. Contribuir para o fortalecimento das lideranças políticas femininas por meio do contato com experiências internacionais de políticas de mudanças climáticas implementadas a nível local, destacando a aproximação na prática de como gestores públicos vem tratando temas como: gênero, cidades e clima; e
  2. Qualificar o debate a respeito do desenvolvimento de políticas públicas municipais alinhadas com compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris.

 

Ao longo de cinco dias as Prefeitas percorreram cinco cidades alemãs e realizaram uma série de reuniões com prefeitos e prefeitas alemãs, gestores de empresas públicas e servidores municipais e com uma ministra de estado. A tônica desses encontros foi a troca de experiências e o detalhamento tático da implementação de estratégias locais para o cumprimento das metas de redução de emissões de gases do efeito estufa, bem como para o desenvolvimento de novas tecnologias de economia e geração de energia e calor.