Pacto Global de Prefeitas pelo Clima e pela Energia

Os governos locais têm sido cada vez mais convocados a promover políticas públicas inovadoras e comprometidas com um paradigma de […]

Os governos locais têm sido cada vez mais convocados a promover políticas públicas inovadoras e comprometidas com um paradigma de desenvolvimento mais centrado nas pessoas e na natureza. Diante desses desafios, o Instituto Alziras realizou um Encontro de Prefeitas de diferentes regiões do país com o tema: “A Liderança Política de Mulheres na construção de cidades mais humanas, democráticas e sustentáveis”.

O evento foi realizado no mês de março de 2020 em Brasilia justamente na mesma semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher com a parceria da MRS Logística, do Instituto Alana, da Fundação Bernard van Leer e do ICLEI América do Sul. O evento contou também com a presença do Embaixador da União Europeia no Brasil, do Instituto Clima e Sociedade, da Fundação Avina, além de organizações de fomento como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Na ocasião, treze Prefeitas fizeram a adesão de seus municípios ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, maior aliança global de cidades e governos locais voluntariamente comprometidos com a luta contra as mudanças climáticas, com a redução de seus impactos inevitáveis e a facilitação do acesso de todos à energia sustentável.