TEMA

Mudanças Climáticas

A ideia de Transição Justa rumo a uma economia de baixo carbono exige avanços na estruturação de modelos de desenvolvimento centrados nas pessoas e na natureza, capazes de distribuir os benefícios e os prejuízos desse processo com equidade entre os diferentes segmentos e grupos que compõe a sociedade, sem deixar ninguém para trás. 

Acreditamos que isso só será possível com amplo diálogo social e com a participação plena de mulheres, em sua diversidade, nos processos de discussão, negociação e de tomada de decisão política relacionados a essa agenda. 

Por isso, atuamos para promover e apoiar a participação qualificada de lideranças femininas em espaços de poder relacionados à governança climática, estimulando o intercâmbio de conhecimentos e experiências em âmbito nacional e internacional. Nosso papel é também de sensibilizar e engajar gestoras públicas para a formulação e implementação de políticas climáticas, além de disseminar casos de sucesso e boas práticas protagonizadas por mulheres eleitas comprometidas com um futuro de baixas emissões e climaticamente resiliente.

Missões internacionais

Missão técnica: o papel das prefeituras para proteção climática

Prefeitas brasileiras são recebidas pela Ministra de Meio Ambiente da Alemanha, Sra. Svenja Schulze, para tratar de iniciativas de proteção climática e do protagonismo de lideranças femininas em torno de uma rede global sobre esse tema

Missão Técnica: cidades mais verdes, brincantes e amigáveis para as crianças

Gestoras públicas visitam os municípios Freiburg e Griesheim, considerados referências internacionais em sustentabilidade e políticas de planejamento urbano para a infância. O foco da missão foi o intercâmbio de experiências para impulsionar cidades mais verdes, brincantes e amigáveis à criança no Brasil

Eventos

Painel: Mulheres na Liderança Rumo à Transição Justa: Lições aprendidas com as Prefeitas Brasileiras

Women Leadership Towards a Just Transition: Lessons learned from local action in Brazil

Painel: Mulheres na Vanguarda da Transição Energética

Global Stocktake e governança climática no Brasil

O Nordeste Brasileiro e o potencial da Transição Energética Justa no Brasil

A Liderança Política de Mulheres na construção de cidades mais humanas, democráticas e sustentáveis.

SAIBA MAIS

Materiais de referência